Da direcção da APUVE, enquadrada na luta popular pela acessibilidade aos transportes públicos e a propósito de conferência realizada na FEUP a propósito das perspectivas para a futura expansão da rede do metro do Porto, recebemos a seguinte posição que publicamos:
A direcção da AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este registou as intervenções dos senhores académicos e técnicos Prof. Álvaro Costa (FEUP, ex-Secretário de Estado dos Transportes), Prof. Rio Fernandes (FLUP), Prof. Joaquim Carmona (Metro do Porto) e do Prof. Paulo Pinho (FEUP e coordenador da organização da conferência "O DESAFIO DA EXPANSÃO DO METRO DO PORTO") na defesa do prolongamento da linha amarela a Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia.
A direcção da AP, registou o estudo e a estratégia apresentada, que defende 8.000 viagens por Km2;.
A direcção da AP, registou o inquérito à mobilidade, oferta/procura e simulação do prolongamento da linha amarela a Vila d'Este. "Na rede que está em estudo, os troços mais carregados, em termos de volume de passageiros, são a extensão da linha amarela a sul, Laborim e Vila d'Este". Trabalho apresentado na pag. 1 da apresentação do tema sobre "A procura nas linhas da 2ª fase do Metro do Porto" por Prof. Álvaro Costa..
Relembra-se que Vila d'Este é a área com maior densidade populacional no distrito do Porto. Habitam 16.710 pessoas. Produz 1.700.000 validações por ano. Tem somente dois operadores: Empresa Oliveira Fernandes e a STCP..
Concluiu-se que o interface do METRO em Vila d'Este / Centro Hospitalar de Gaia e de Espinho o risco é reduzido, não é concorrente à linha do eléctrico nem à Brisa, é sim uma OPORTUNIDADE, é gerador de viagens, é um catalizador para a redução na emissão do CO2, é inovador, é viável, é sustentável e é um serviço publico. Neste caminho, a direcção da AP apela aos ACADÉMICOS, aos TÉCNICOS e aos POLITICOS que não excluem Vila d'Este no próximo prolongamento da Linha Amarela e que trabalhem num sistema integrado para o sucesso do METRO em Vila d'Este.
. Soares da Costa, ousar lu...
. Mulheres: uma metade do m...
. INÉRCIA - Palavra-chave t...
. Honra aos camaradas Ribei...
. Prosegur - a luta de clas...
. Casino da Póvoa de Varzim...
. Agrupamento de Escolas de...
. Bairros do IHRU de Guimar...
. STCP – Eutanásia empresar...
. Valadares - épreciso ganh...
. Transportes: resistência ...
. Não ao isolamento de Vila...
. A habitual falta de vergo...
. O desejo que tudo se esqu...
. A greve geral é parte ínt...
. Carta aberta ao president...
. Casa do Povo de Recarei (...
. A demolição da escola pri...
. A novela das portagens da...
. Contra o pagamento de por...
. Vila d'Este - autarquias ...
. A intransigência habitual...
. A intransigência habitual...
. SCUT's: a intransigência ...
. Pequenas coisas, uma gran...