PARTICIPA! ENVIA AS TUAS DENÚNCIAS PARA porto@pctpmrpp.org
Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2006

Em defesa dos espaços verdes

Da APUVE recebemos os seguintes comunicado e informação que passamos a transcrever na íntegra:

AP defende preservação do espaço verde Monte da Virgem junto à CAMPO ABERTO

A AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este, considera que a qualidade de uma paisagem humanizada é avaliada pela sua eficácia na satisfação das necessidades da comunidade humana nela instalada, visto esta comunidade prolongada no tempo por uma sucessão indefinida de gerações. As necessidades do homem não se limitam, porém, à produção de alimentos, água potável, atmosfera sã e matérias-primas para confeccionar
equipamentos, abrigos e defesas contra factores adversos da vida. Elas são também os teatros - palcos e cenários - onde decorre o espectáculo das nossas vidas, e onde educamos e treinamos os nossos filhos e netos para apresentarem e representarem os deles. E, se queremos que essas representações sejam belas e felizes, temos de as rodear de cenários que arrebatam as suas almas para o culto do belo e do sublime, lhe estimulem a criatividade e inspirem para as suas faculdades artísticas, sem a experiência frequente do conforto da ordem, do prazer da contemplação do belo e do arrebatamento induzido pelo sublime, dificilmente aprenderá a construir à sua volta um mundo de harmonia e beleza e a ajudar a tornar a sua comunidade feliz.

Porque as paisagens humanizadas são constituídas por conjuntos de sistemas produtores de bens e serviços - uns bióticos (Jardins, pomares, etc.) e outros inertes (estradas, electricidade, etc.). A formulação das regras a que deve obedecer a conjugação destas tão variadas e por vezes complexos sistemas - para que dessa conjugação resultem paisagens sãs, belas e uma elevada capacidade de suporte de vidas humanas - constitui o ambicioso objectivo do arranjo paisagístico.

AP defende um desenvolvimento sustentável, onde se cumpre e defenda a:

  • Preservação do ambiente;
  • Conservação absoluta da natureza;
  • Eficiência económica;
  • Justiça social (infra-estruturas básicas de saúde, saneamento, transporte, distribuição e acesso a medicamentos e à educação).

Considera que as condições fundamentais à qualidade de vida do Homem é universalista, tendo em consideração o PROBLEMA DE TODOS, INTERESSA A TODOS e POR TODOS DEVE SER ASSUMIDO.

É, neste sentido que a direcção da AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este deliberou indicar à Associação Campo Aberto o Monte da Virgem como espaço verde, a incluir nos 50 espaços verdes da região do Grande Porto  que, merece ser salvaguardado dos eventuais riscos de poluição urbanística e paisagística.

Assim, a AP convida a todos (os) interessados (as) para o dia 10 de Janeiro de 2007, às 21h15mm, a assistir e participar numa sessão de divulgação sobre o tema: 50 ESPAÇOS VERDES da região, promovida pela a associação Campo Aberto.
---------------------------------------------------------------------------




Informação da Associação Campo Aberto:

"A associação Campo Aberto visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio do ambiente, em particular nas suas dimensões natural, rural e urbana. Nisso assenta o interesse que vem dedicando às questões urbanísticas, que considera decisivas em matéria de qualidade de vida.

Neste sentido, a Campo Aberto lançou uma campanha para localizar de uma forma altamente participativa 50 espaços verdes da região que, encontrando-se em risco, merecem ser preservados. Esta lista será amplamente divulgada para que as autarquias tomem as medidas necessárias à salvaguarda destes espaços. A área geográfica em causa corresponde ao Grande Porto, ou seja, aos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Pretende-se que cidadãos ou entidades de todo o tipo (escolas, Juntas de Freguesia, associações, cooperativas, etc.) colaborem directamente enviando-nos propostas concretas de espaços verdes que gostariam de ver salvaguardados. A participação processa-se através do preenchimento do formulário que se encontra no endereço web da campanha em
http://campoaberto.pt/50espacos . Podem ainda ser enviados outros elementos adicionais como fotografias, textos e mapas.

A Campo Aberto tem o prazer de convidar V. Exª - convite extensivo a todos os interessados - para a sessão de divulgação pública desta campanha, a qual decorrerá no próximo dia 10 de Janeiro de 2007, pelas 21:15 h, no Espaço "Olhos no Futuro", na Sede da AP-Associação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este (Rua Salgueiro Maia, nº 274-A  Vila d'Este, Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia). A sua presença muito contribuiria para o sucesso desta campanha.

Convidamo-lo ainda a colaborar activamente na campanha, quer enviando propostas de áreas verdes a preservar, quer promovendo a sua divulgação: através de listas electrónicas, emails, blogues, revistas, boletins e distribuição do folheto anexo ou, simplesmente, "passando a palavra". Caso esteja disponível para colaborar na distribuição de folhetos, indique nos por favor o número de exemplares que deseja receber por correio.

Agradecendo a atenção dispensada, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Nuno Quental
(pela Campo Aberto)

publicado por portopctp às 12:44
link do post | comentar | favorito

.ligações

.posts recentes

. Viva o 1.º de Maio!

. Aos jovens

. Soares da Costa, ousar lu...

. Mulheres: uma metade do m...

. INÉRCIA - Palavra-chave t...

. Honra aos camaradas Ribei...

. 18 de Setembro de 1970

. Prosegur - a luta de clas...

. Casino da Póvoa de Varzim...

. Agrupamento de Escolas de...

. Bairros do IHRU de Guimar...

. STCP – Eutanásia empresar...

. Valadares - épreciso ganh...

. Transportes: resistência ...

. Não ao isolamento de Vila...

. A habitual falta de vergo...

. O desejo que tudo se esqu...

. A greve geral é parte ínt...

. SINDICALIZA-TE

. Carta aberta ao president...

. Casa do Povo de Recarei (...

. A demolição da escola pri...

. A novela das portagens da...

. Contra o pagamento de por...

. Vila d'Este - autarquias ...

. A intransigência habitual...

. Maconde: os restos...

. A intransigência habitual...

. SCUT's: a intransigência ...

. Pequenas coisas, uma gran...

.Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pesquisar

 

.mais sobre mim

.assuntos

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds