PARTICIPA! ENVIA AS TUAS DENÚNCIAS PARA porto@pctpmrpp.org
Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2007

COESÃO SOCIAL!?! ONDE PÁRA A COESÃO SOCIAL?!?

No passado dia 1 de Fevereiro recebemos da Direcção da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo o comunicado que passamos a transcrever na íntegra sobre o aumento brutal das rendas municipais, não sem antes pedir desculpa pelo atraso na divulgação.

COESÃO SOCIAL!?! ONDE PÁRA A COESÃO SOCIAL?!?

Sob o pretexto de promover a Coesão Social, a Câmara Municipal do Porto levou a cabo, no decurso do ano passado, a actualização dos agregados familiares e rendimentos dos inquilinos camarários.

Através da propaganda distribuída na altura, o objectivo da autarquia era promover a justiça social levando os inquilinos com mais rendimentos a pagar mais.

No início desta semana, os inquilinos municipais, incluindo os moradores do Aleixo, receberam nas suas caixas de correio o resultado dessa actualização. A "boa nova", em forma de carta, anunciava aos moradores que as suas rendas serão aumentadas em 100%, sendo que em 2007 o aumento será de 60% e no ano seguinte de 40%.

Esta informação chegou a todos os moradores da mesma forma, através de um ofício-tipo, igual para todos, o que nos leva a questionar, desde logo, se realmente a actualização dos rendimentos dos agregados familiares serviu para alguma coisa.

Isto é, se a carta que os moradores receberam é uma cópia exactamente idêntica àquela que os moradores de outros bairros receberam, diferindo apenas nos valor da nova renda, para que serviu a actualização dos rendimentos?

Não se percebe como havendo rendimentos diferentes de família para família, havendo situações bem diferentes de casa para casa, de bairro para bairro, todos os inquilinos tenham recebido precisamente a mesma notícia - um aumento de 100% do valor da sua renda.

Assim, a questão que se coloca é onde pára a coesão social propalada pela autarquia portuense?

Se todos são aumentados na mesma medida, se não houve um único inquilino que viu o valor da sua renda baixar, onde pára a justiça anunciada?

Importa, por essa razão, desmentir o anúncio falso que estes aumentos vêm repor a justiça e a coesão social nos bairros do Porto.

Tudo isto não passa de uma manobra de propaganda para consumo externo, para consumo da opinião pública, que sistematicamente vê os moradores e os bairros sociais como "persona non grata" nesta cidade.

A verdade é outra, e tudo isto não passa de uma manobra descarada de aumentar a receita da Câmara do Porto, à custa dos inquilinos municipais.

A verdade é bem diferente, a Câmara Municipal do Porto não demonstrou neste processo qualquer preocupação com a situação de crise que o país em geral atravessa e a nossa cidade de modo muito particular. O desemprego atinge sobretudo a região norte e, nos bairros, as taxas de desemprego são alarmantes.

Aumentar assim as rendas não demonstra nem justiça, nem coesão. Demonstra insensibilidade social!

Em conclusão, a Câmara Municipal do Porto não pode esquecer o seu papel social, não pode esquecer que nos bairros habitam, maioritariamente, pessoas excluídas, moradores desfavorecidos, pelo que a habitação social não pode ser um negócio para o Executivo, nem a empresa municipal Domussocial pode ter escopo lucrativo.

Nessa medida, vamos apelar à intervenção dos poderes públicos para que defendam os moradores dos bairros neste assunto tão preocupante.

Com os melhores cumprimentos, somos,

A Direcção da APSPBA
 
publicado por portopctp às 18:48
link do post | comentar | favorito

.ligações

.posts recentes

. Viva o 1.º de Maio!

. Aos jovens

. Soares da Costa, ousar lu...

. Mulheres: uma metade do m...

. INÉRCIA - Palavra-chave t...

. Honra aos camaradas Ribei...

. 18 de Setembro de 1970

. Prosegur - a luta de clas...

. Casino da Póvoa de Varzim...

. Agrupamento de Escolas de...

. Bairros do IHRU de Guimar...

. STCP – Eutanásia empresar...

. Valadares - épreciso ganh...

. Transportes: resistência ...

. Não ao isolamento de Vila...

. A habitual falta de vergo...

. O desejo que tudo se esqu...

. A greve geral é parte ínt...

. SINDICALIZA-TE

. Carta aberta ao president...

. Casa do Povo de Recarei (...

. A demolição da escola pri...

. A novela das portagens da...

. Contra o pagamento de por...

. Vila d'Este - autarquias ...

. A intransigência habitual...

. Maconde: os restos...

. A intransigência habitual...

. SCUT's: a intransigência ...

. Pequenas coisas, uma gran...

.Maio 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.pesquisar

 

.mais sobre mim

.assuntos

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds